Mais de 15 mil casos de violência contra idosos foram registrados neste ano em MG 6d3042
Minas Gerais registrou mais de 15 mil casos de agressões contra idosos somente entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O valor é 2,32% maior que o mesmo período de 2023, que já havia registrado aumento de 10% em relação a 2022. 4q2e2p
Para o coordenador da Defensoria Especializada da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Estêvão Machado de Assis Carvalho, são vários os fatores que elevaram a quantidade de casos de violência contra idosos.
“O que eu acho que contribui para esse aumento de denúncias é, em primeiro lugar, o aumento do número de idosos. O Brasil está envelhecendo, então a gente cada vez mais tem uma parcela da população dentro da de idosos. O segundo fator é uma conscientização das pessoas quanto à obrigação de denunciar casos de violência contra a pessoa idosa. […] Nos últimos tempos, tem também o fator da pandemia, que colocou as pessoas dentro de casa. Então o agressor estava mais próximo do idoso e isso também contribuiu”, explicou.
De acordo com o levantamento, o número de homens idosos agredido é maior que o de mulheres idosas, neste período de janeiro até maio. No total, foram mais de 11.600 vítimas do sexo masculino e quase 3.700 do sexo feminino. Quanto aos agressores, a faixa etária fica entre 35 a 64 anos de idade.
Segundo a presidente da Comissão do Idoso do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Patrícia Novais Calmon, a maioria dos casos de violência acontece dentro de casa, com pessoas da própria família. “É o que a gente chama de violência intrafamiliar. Em muitos casos, quem é a pessoa que mais comete violência contra idosos é o próprio filho ou filha”, afirmou.
Um balanço da Operação Virtude, do Governo Federal no combate à violência contra idosos, mostrou que foram mais de 7740 denúncias apuradas via Disque 100. Ao todo, foram registrados 11.621 boletins de ocorrência e 17.823 procedimentos policiais foram instaurados.
Fonte: Itatiaia