• muzambinho-br.diariomineiro.net
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Mais Artigos 6c3tu

Saiba o que muda com a nova política de ensino a distância do Brasil 296c32

Não caia em fraudes! Inscrições do Enem devem ser feitas apenas na Página do Participante 3k195x


MEC proíbe EAD em Medicina e outros 4 cursos; veja quais 421a2u


  • Muzambinho.com

Orientações do CNE: celular pode ficar na mochila, com professor ou em armário 3a6x2y

Redação26 de fevereiro de 20254min0
adolescentes-escla-aula-celular-44
Documento ainda reforça que unidades têm autonomia para decidir como aparelho deve ser armazenado

O Conselho Nacional de Educação aprovou na quinta-feira (20) um documento com orientações para a proibição do uso de celulares nas escolas brasileiras. O texto diz que as unidades têm autonomia para definir como será o armazenamento dos aparelhos, mas apresenta três modelos de guarda. 593s3n

Segundo o documento, as escolas podem optar por deixar que os alunos guardem o aparelho na mochila, em caixas sob supervisão do professor ou em armários na entrada das unidades.

“A escolha do modelo mais adequado dependerá das características específicas de cada escola, incluindo sua infraestrutura, cultura institucional e as necessidades dos estudantes. Cada abordagem apresenta benefícios e desafios, que devem ser considerados”, diz o texto do relator Israel Batista.

Conforme mostrou a Folha, a maioria das escolas tem optado por deixar os estudantes guardarem o aparelho na mochila. O documento destaca que essa opção tem a vantagem de que a guarda fique sob responsabilidade do próprio estudante, eliminando a necessidade de logística adicional por parte da escola.

O modelo, no entanto, tem a desvantagem de distrair os alunos. “De acordo com a Unesco, a simples proximidade com o aparelho celular pode desencadear episódios de distração. O o imediato ao equipamento pode também aumentar a ansiedade entre os estudantes e prejudicar o foco durante as atividades”.

Sobre a guarda em caixas com o professor, o conselho destaca que as vantagens incluem maior controle por parte do docente, que pode garantir que os aparelhos sejam usados apenas quando autorizado para fins pedagógicos. Além disso, reduz o risco de extravio.

“No entanto, a desvantagem principal é que o professor assume uma responsabilidade extra de gerenciar o armazenamento e a segurança dos dispositivos, o que pode sobrecarregar suas funções”, diz o texto.

Quanto ao armazenamento na entrada da escola, o conselho diz que a vantagem é o menor risco de o indevido durante o horário escolar. Além de reduzir a carga de responsabilidade do professor em sala de aula.

Celular proibido: desvantagens 5u5g16

O modelo, no entanto, tem como desvantagem os custos associados à instalação de armários ou caixas coletoras, bem como a necessidade de definir processos claros para evitar problemas logísticos, como atrasos na retirada dos aparelhos ao final do dia.

Na quarta-feira (19), o Ministério da Educação publicou um decreto definindo que as escolas precisam estabelecer em seus regimentos internos a forma de guardar os aparelhos e também as consequências aos alunos que descumprirem as regras.

Para isso, elas devem se apoiar nas orientações dadas pelo Conselho Nacional de Educação e nas regulamentações locais.

Por Isabela Palhares/Folhapress

Redação 6v6z5


  • Muzambinho.com

anteriorGoverno vai liberar saldo do FGTS a quem optou por saque-aniversário 372211

próximaCarnaval deve ser de calor forte e pouca chuva na maior parte do país f2g3o

Deixe um Comentário Cancelar Resposta 1b1n24

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Últimas Notícias

24 de maio de 2025

Descubra por que a LáDiLá é a escolha certa para os amantes de uma boa pizza! 172u8

24 de maio de 2025

Curiosidade do Dia: Como é feito o Queijo Recheado Musa 5zj57

24 de maio de 2025

A Folha Regional celebra 35 anos registrando a história de Muzambinho e região 20318