• Muzambinho.com
  • muzambinho-br.diariomineiro.net
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Mais Artigos 6c3tu

‘Cigarro eletrônico atrai mais pessoas para o vício’, destaca campanha do Dia Mundial sem Tabaco 2p5u6z

Gripe aviária em MG: professor explica como vírus chegou ao estado 3x6i30


Cientistas desenvolvem dispositivo para facilitar diagnóstico de autismo 4g3v1d


  • Muzambinho.com

Alta de Covid-19 faz cidade retomar uso de máscara 2r4p4p

Redação28 de abril de 20254min0
pandemia-covid-mascara-54038
Cerca de 90% dos habitantes de São Miguel da Cachoeira são indígenas

A prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, na região da cabeça do cachorro, no Amazonas, decretou o retorno do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas e transportes coletivos. A medida, anunciada na última sexta-feira (25), foi tomada em razão do aumento nos casos de Covid-19 no município. 1j5l32

A ação atende uma recomendação da Defensoria Pública do Amazonas. De acordo com o órgão, somente em abril, o município, distante a 852 km de Manaus, havia registrado quase 400 casos positivos de Covid-19 de 897 suspeitos. Em março, de 197 casos suspeitos, foram registrados 87 casos positivos. Em dezembro do ano ado, o número de casos registrados foi 14.

“A alta procura pelos testes revelam outra informação: mesmo os casos negativos para Covid-19 indicam que outras viroses respiratórias estão circulando na cidade, colocando em risco a saúde da população”, diz ofício encaminhado pelo defensor público Marcelo Barbosa à Secretaria Municipal de Saúde, na quarta-feira (23), recomendando a medida.

Além da obrigatoriedade do uso de máscaras, a prefeitura também restringiu o o às áreas indígenas para pessoas que não apresentem caderneta de vacinação contra a Covid-19 atualizada ou teste negativo realizado nas últimas 48 horas. O decreto permanecerá vigente enquanto houver recomendações das autoridades sobre o uso de máscaras.

Segundo a prefeitura, a medida visa proteger a população local, especialmente as comunidades indígenas, que representam cerca de 90% dos habitantes do município.

Em nota, a prefeitura anunciou o adiamento do evento de lançamento do Festival Cultural dos Povos Indígenas do Alto Rio Negro (Festribal), que ocorreria no sábado. “Informamos que nova data será divulgada em tempo oportuno”, diz aviso da prefeitura.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que está realizando testes rápidos de Covid-19 nas unidades básicas de saúde (UBS), para pessoas que apresentarem sintomas gripais.

A fiscalização para o cumprimento das determinações do decreto ficará a cargo de órgãos e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que poderão solicitar documentação comprobatória, no caso da entrada em áreas indígenas.

O descumprimento das medidas determinadas poderá resultar em sanções istrativas, além de outras medidas cabíveis conforme a legislação vigente.

Fonte: Hoje em Dia

Redação 6v6z5


  • Muzambinho.com

anterior1ª Copa Aparecida Martins “Cidoca” de Handebol emociona Muzambinho com homenagem e grandes partidas 4b284

próximaSanta Casa de Misericórdia de Muzambinho realiza Instalação de Novo Transformador em Parceria com a Cemig 24313g

Deixe um Comentário Cancelar Resposta 1b1n24

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Últimas Notícias

28 de maio de 2025

Equipe de Malha de Muzambinho se destaca na 3ª Etapa da Liga SEMEQ em Mococa i185e

28 de maio de 2025

MG foi o segundo estado com mais empresas fechadas no Brasil 5l2q46

28 de maio de 2025

Resumo das Proposições da Câmara de Vereadores de Muzambinho – 26 de Maio de 2025 4l3c3s