• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho-br.diariomineiro.net

Mais Artigos 6c3tu

Gripe aviária: Brasil confirma dois focos e investiga seis casos 3u2m67

Gripe aviária no Brasil: quais os riscos? Preciso parar de comer carne de frango e ovos? 4y4m5e


Ministério do Desenvolvimento Agrário realiza reunião em Muzambinho sobre crédito fundiário e apoio à agricultura familiar 2hu5m


  • Muzambinho.com

Anvisa inicia monitoramento de resíduos de agrotóxicos em alimentos 4x4m1e

Redação14 de maio de 20254min0
verduras_comida_feira_alimento_32523852
Coletas serão feitas em varejista, tais como supermercados e sacolões

A Agência de Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa (Anvisa) iniciou este mês um novo ciclo de coleta de amostras do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos. A ação é uma parceria com estados e municípios e com o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais 2j6v1a

Em nota, a agência reguladora informou que o ciclo 2025 prevê a coleta de 3.505 amostras de um total de 13 alimentos, incluindo abacaxi, amendoim, batata, brócolis, café (em pó), feijão, laranja, mandioca (farinha), maracujá, morango, quiabo, repolho, trigo (farinha).

As coletas, segundo a Anvisa, estão previstas para ocorrer entre maio e dezembro no Distrito Federal e nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

“Este é o terceiro ciclo do Plano Plurianual 2023–2025, que prevê o monitoramento de 36 alimentos que representam cerca de 80% do consumo nacional de alimentos de origem vegetal”, destacou a agência.

Entenda fov

Criado em 2001, o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos é o resultado de uma ação conjunta da Anvisa, de vigilâncias sanitárias locais e de laboratórios centrais de saúde pública. A proposta é monitorar resíduos de agrotóxicos em alimentos que chegam à mesa do consumidor, visando reduzir eventuais riscos à saúde.

De acordo com a Anvisa, as coletas dos alimentos são realizadas pelas vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, em locais onde a população adquire os alimentos, de forma que se obtenha amostras com características semelhantes ao que será consumido.

“Assim, as coletas são realizadas semanalmente no mercado varejista, tais como supermercados e sacolões, seguindo uma programação que envolve a seleção prévia dos pontos de coleta e das amostras a serem coletadas”, informou a agência.

Atualmente, o programa analisa mais de 300 agrotóxicos em 36 alimentos, totalizando mais de 45 mil amostras analisadas desde 2001. A escolha dos alimentos leva em conta a dieta básica da população brasileira, conforme dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Anvisa explica que os resultados subsidiam medidas quanto às irregularidades e riscos identificados, além de possibilitar a avaliação e o mapeamento das situações em que os resíduos de agrotóxicos nos alimentos possam representar risco à saúde da população.

Redação 6v6z5


  • Muzambinho.com

anteriorHiperconectados: a frágil fronteira entre o uso excessivo e a dependência digital 3ob6w

próximaSaiba quais são os 10 cursos técnicos com maior taxa de empregabilidade no país 3hm72

Deixe um Comentário Cancelar Resposta 1b1n24

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *


Últimas Notícias

22 de maio de 2025

Venha participar da Feira Noturna de Muzambinho nesta sexta-feira, 23/05 4b551n

22 de maio de 2025

Pelo menos 35 suspeitos são detidos por dia nas rodovias estaduais de Minas 3w2b67

22 de maio de 2025

Temperaturas abaixo de zero: frente fria chega ao Brasil na próxima semana 6s694y